Como Testar Polarização dos enrolamentos de Motores Elétricos Trifásico
ÚLTIMAS NOVIDADES

1. XXPedro Barros - Guetão Baixar Mp3
2. Black F - Inveja Baixar Mp3
3. John Josy - Mãe Baixar Mp3
4. Twenty Five  - Tá cuiar  Baixar Mp3
5. Fábio GG - Zungueira  Baixar Mp3
6. Wy Lilmar - Pé Na Estrada Baixar Mp3

RECOMENDAMOS PARA SI

1. Vanimbla - Dança do Vanini Baixar Mp3
2. John Trouble - Tá Orar Pouco Baixar Mp3
3. Dada 2 - Manda Banha Baixar Mp3
4. Tó Semedo - Jogu Duro Baixar Mp3
5. Sini - Fc Baixeira Baixar Mp3
6. Dream Boyz Feat. Dji Tafinha - Orgulho Baixar Mp3

sexta-feira, 2 de março de 2018

Como Testar Polarização dos enrolamentos de Motores Elétricos Trifásico


Como testar polarização dos enrolamentos de motores elétricos .

Para fazermos este tipos de testes de polarização nos enrolamentos, vamos precisar de um multímetro com escala de tensão alternada.
Como testar !
Vamos criar os procedimentos necessários para os testes de polarização dos enrolamentos de motores elétricos, é muito simples e fácil de fazer, só tem que ficar atento para não acidentar, pois vamos trabalhar com uma tensão de 220 volts na hora do teste, sempre ligar as pontas para teste com a rede elétrica desligada, só depois que as pontas estiverem conectadas na rede é que devemos energizar as mesmas.

Como testar !

Primeiramente para fazer um teste de polarização, tem que usar um multímetro na escala de tensão alternada, com o uso deste multímetro conseguimos identificar a polarização dos enrolamentos dos motores elétricos; para fazer os testes de polarização vamos consideras as três bobinas do motor, já que este teste se refere a um motor trifásico de seis pontas conforme esta na postagem anterior.





Bobina de motor Seis pontas.




Conforme desenho acima, vamos agora aos procedimentos de testes para os enrolamentos dos motores elétricos trifásicos de seis pontas.

Primeiro procedimento:

Neste primeiro procedimento vamos fazer o teste de polarização da primeira bobina L1.

Ligar a ponta n° 1 da bobina L1 em uma das fases de tensão 220 volts;
Ligar a ponta n° 4 da bobina L1 com a ponta n° 5 da bobina L2;
Ligar a ponta n° 2 da bobina L2 na outra fase de tensão 220 volts;
Colocar o multímetro na escala de tensão;
Conectar o multímetro nas pontas n° 3 e n° 6 da bobina L3;
Apos conectar as pontas de provas do multímetro nas pontas 3 e 6 da bobina L3, verificar se ha tensão nas mesmas, se houver uma tensão acima de 10 volts, podemos considerar que a numeração 1 e 4 da bobina L1 esta trocada ou seja invertida, neste caso devemos trocar o número 1 pelo número 4 da bobina L1, se aparecer uma tensão de 0 á 10 volts, a numeração da bobina L1 esta correta.
Veja o desenho abaixo.






Nota. Se não tiver multímetro, pode usar uma lâmpada de 12 volts de 2 w a 5 w  de potência aproximadamente, se a lâmpada acender, indica que a numeração 1 e 4 da bobina L1 esta trocado, se a lâmpada não acender, indica que a numeração 1 e 4 da bobina L1 está ok.

Segundo procedimento:

Neste segundo procedimento vamos fazer o teste de polarização da bobina L3, lembrando que a bobina L2 é nossa referência.

Ligar a ponta n° 2 da bobina L2 em uma das fases de tensão 220 volts;
Ligar a ponta n° 5 da bobina L2 com a ponta n° 6 da bobina L3;
Ligar a ponta n° 3 da bobina L3 na outra fase de tensão 220 volts;
Colocar o multímetro na escala de tensão;
Conectar o multímetro nas pontas n° 1 e n° 4 da bobina L1;
Apos conectar as pontas de provas do multímetro nas pontas 1 e 4 da bobina L1, verificar se ha tensão nas mesmas, se houver uma tensão acima de 10 volts, podemos considerar que a numeração 3 e 6 da bobina L3 esta trocada ou seja invertida, neste caso devemos trocar o número 3 pelo número 6 da bobina L3, se aparecer uma tensão de 0 á 10 volts, a numeração da bobina L3 esta correta.
Veja o desenho abaixo:


Vale lembrar que se a polarização estiver invertida, o motor vai queimar assim que entrar em regime de operação ( Trabalho).

Segurança:
Sempre colocar o multímetro na escala de tensão para este tipo de teste, sempre seguir as regras de segurança para evitar choque elétrico, afinal com energia não se brinca.

0 $type={blogger}:

Enviar um comentário